seguro para bike elétrica

Vale a pena fazer seguro para bike elétrica?

Rodrigo Del Claro

Você finalmente comprou a sua bike elétrica. Após muito pesquisar, escolheu o modelo dos seus sonhos e agora consegue se deslocar com mais facilidade por aí. Com o seu motor auxiliar, a bike elétrica consegue manter velocidades maiores por um tempo prolongado e com menor esforço. Isso ajuda a chegar mais rápido nos seus compromissos – e fugir do trânsito pesado.

A compra de um modelo elétrico reforça a necessidade de se manter protegido. Mas será que vale a pena fazer um seguro? Vejamos alguns pontos.

Mantenha o seu investimento protegido

Os preços de uma bike elétrica variam de pouco menos de R$ 3 mil até mais de R$ 20 mil, dependendo do modelo escolhido. Nos últimos anos, a média tem sido de R$ 6,8 mil por unidade vendida no Brasil. O valor é consideravelmente mais alto do que as bicicletas tradicionais, mercado no qual 90% das vendas são de modelos de entrada, que custam menos de R$2 mil.

E quanto maior o investimento, maior a necessidade de proteção, não é mesmo?

Por conta disso, a proteção das bikes elétricas está em alta. Elas já representam mais de 10% do mercado de seguros para bicicletas no Brasil. E esse número só tende a aumentar, já que, ano após ano, cresce a quantidade de e-bikes vendidas no Brasil. Só em 2023, por exemplo, foram importadas mais de 140 mil unidades.

Outro ponto a ser considerado é que a bike elétrica tem um risco um pouco mais elevado de se envolver em pequenos acidentes, uma vez que a velocidade média é maior. Para se ter uma ideia, 92% dos acionamentos de seguros (de todos os tipos de bicicleta) ocorrem por danos acidentais como quedas, buracos na via, entre outros, o que só reforça a necessidade de se manter protegido.

Como escolher o melhor seguro?

Em linhas gerais, não existem muitas diferenças entre contratar um seguro para uma bike tradicional e para uma elétrica. Há um item, no entanto, que você deve obrigatoriamente verificar: se existe ou não cobertura de danos na bateria.

É fundamental escolher um seguro que cubra eventuais problemas na bateria e no motor. Isso porque a bateria custa mais da metade do valor da bike.

(Fica a dica: aqui no Clube Santuu, todos os nossos seguros para elétricas garantem cobertura total da bateria. Faça uma cotação gratuita aqui.)

Quanto custa?

O valor de um seguro é proporcional ao valor do bem a ser protegido. No caso das bikes elétricas, esse custo varia também de acordo com o modelo. No geral, o preço de um seguro fica entre 3% e 20% do valor de compra da bike elétrica.

Já o custo da franquia também costuma mudar de plano para plano. Na maioria dos casos, ele pode ser de pouco mais de 10% do valor de compra de um modelo novo.

Cobertura e benefícios

Fora a questão dos danos na bateria, os seguros específicos para bikes elétricas têm os mesmos benefícios daqueles para modelos tradicionais. No caso do Seguro de Bike Clube Santuu, a cobertura inclui:

• Roubos e furtos

Embora os acionamentos por roubo e furto representem apenas uma pequena parcela do total, a sensação de segurança é o principal para quem adquire uma apólice de seguro. No Clube Santuu, o ciclista garante uma bicicleta novinha, de modelo igual ou similar, em caso de roubo ou furto qualificado. A seguradora compra a bicicleta para você, evitando ainda mais transtornos.

• Cobertura para acidentes

Ao contratar um seguro, o ciclista também passa a contar com proteção em situações de acidentes e imprevistos. Cerca de 90% dos sinistros atendidos pelo Clube Santuu são acionados em casos de quedas e outros tipos de pequenos acidentes.

• Cobertura sob medida

Pensado por ciclistas que entendem suas necessidades, o Seguro de Bike Clube Santuu oferece coberturas extras, para diferentes situações: provas e competições, internacional, em posse de terceiros, em transporte e até para acessórios. E você paga apenas por aquelas que fazem sentido pra você.

• Adesão online

Esqueça aquele monte de papéis com letras miúdas. No Clube você faz tudo online, de onde quiser, na hora que quiser. Fácil, descomplicado e transparente.

• Descontos e outras vantagens

Ao fazer o seguro de bike com a gente, você passa a ter acesso às vantagens exclusivas do Clube Santuu: descontos e promoções relâmpago, prioridade na inscrição de eventos, gratuidade em serviços, pontos de apoio, concierge do pedal, entre outros.

Bora andar protegido?

Uma bike elétrica traz praticidade e liberdade pro seu dia a dia. Por isso, nós, do Clube Santuu, queremos que você tenha proteção para desfrutar de seu bem sem preocupações. Os nossos seguros são feitos por ciclistas e pensados para eles nos mínimos detalhes. Venha fazer uma cotação conosco e aproveite.

Boas pedaladas.

Crédito da imagem: Imagem de drobotdean no Freepik