melhor bicicleta

Como escolher a melhor bicicleta? Dicas práticas pra você!

Rodrigo Del Claro

Finalmente você vai comprar a sua primeira magrela! Que bacana! Mas… nesse momento também surgem muitas dúvidas, como:

– Qual o melhor modelo pra mim?
– No que devo ficar de olho na hora de definir a minha bike?
– O preço é o que mais importa?

Calma que nós vamos ajudar você a fazer a melhor escolha para o seu perfil.

O que levar em conta na hora de escolher a sua bike?

1. Finalidade de uso da bicicleta

A primeira coisa a levar em conta é o uso que você pretende fazer da bike. Vai pedalar apenas no fim de semana com os amigos? Quer percorrer trilhas? Está buscando alta performance?

Se a ideia é ter uma única bike para diferentes finalidades, leve em consideração a versatilidade e o(s) terreno(s) por onde vai pedalar. Uma mountain bike, por exemplo, é feita para trilhas, mas também pode ser usada em ambiente urbano. Já uma bicicleta de passeio é perfeita para cidade, mas pode não dar conta de uma aventura em um terreno mais irregular.

2. O custo-benefício

A gente sabe que o fator financeiro é importante e que você busca uma bike que cabe no seu orçamento, certo? A boa notícia é que existem muitas opções de modelos e marcas, e até mesmo as bikes de entrada podem ser uma boa opção.

Nem sempre a bicicleta mais cara é a mais indicada para você, e o preço não garante necessariamente a melhor bicicleta. Mas fica a dica: investir em um modelo com maior durabilidade pode te ajudar a economizar no futuro – e evitar dor de cabeça com manutenção.

3. O tamanho do quadro da bicicleta

A altura do ciclista faz toda a diferença na hora de escolher a bicicleta ideal. Afinal, você não quer detonar seus joelhos e coluna, não é mesmo?

Antes de comprar, verifique na tabela do fabricante o tamanho correto do quadro para a sua altura, garantindo assim o conforto necessário para suas pedaladas.

4. O peso da bike

O peso é outro fator que precisa ser levado em conta na hora de escolher a bicicleta ideal para você.

Você pode até achar que quanto mais leve, melhor. Mas nem sempre é assim. Uma bicicleta um pouco mais pesada pode ser uma boa opção para quem, por exemplo, está iniciando no pedal e prefere mais estabilidade do que conforto e leveza.

Além disso, os câmbios estão cada vez mais avançados. Com isso, é possível pedalar sem fazer tanto esforço – se esse for o seu desejo. Fazer o bom e velho test drive pode ajudar muito na decisão.

5. O material de fabricação da bicicleta

Até os anos 1990, praticamente todas as bikes tinham quadros feitos de aço. Hoje, também existem opções de alumínio, fibra de carbono e titânio.

Cada material possui prós e contras:

  • O aço tem como vantagens a durabilidade, o conforto e a facilidade de reparo. Por outro lado, o peso é maior, pode sofrer corrosão e o preço costuma ser mais alto que as de alumínio.
  • As bikes de alumínio são mais baratas e leves e também têm boa durabilidade. Na contramão, esse é um material ultrapassado quando o assunto é desempenho.
  • A fibra de carbono e o titânio são materiais ultraleves e indicados para quem busca alta performance. O lado negativo é o preço, consideravelmente mais caro que os outros materiais.

Modelos de bicicleta

Bike de passeio

A mais conhecida do público em geral. As bikes de passeio têm modelos masculino e feminino e são pensadas para circulação em ciclovias, parques ou nas ruas.

Esse tipo de bicicleta, também chamada de bike urbana, é ideal para trajetos do cotidiano, como ir ao trabalho ou fazer compras e prioriza o conforto e a comodidade, pois possuem estruturas leves.

Speed

Como o nome já diz, essas são as bikes para quem busca velocidade. Seu design é compacto e possui equipamentos voltados para atletas de alto nível. Essa opção de bicicleta custa mais caro – o preço pode chegar a dezenas de milhares de reais -, isso porque traz materiais ultraleves que garantem a alta performance. Indicada para uso em estradas e velódromos.

Mountain Bike

São as favoritas de quem gosta de aventuras ao ar livre. As mountain bikes têm uma estrutura mais rígida e complexa e suportam os mais variados terrenos. São comumente usadas para trilhas off road.

Dá pra andar de mountain bike na cidade? Dá. Mas é menos confortável e dificulta a pedalada em velocidades maiores.

Bikes elétricas

As bikes elétricas são as queridinhas do momento para quem busca praticidade. Elas possuem bateria e motor elétrico, o que ajuda na potência da sua pedalada. Por isso, são ideais para percursos urbanos, no dia a dia, evitando o suor excessivo antes de chegar ao trabalho ou a um compromisso profissional.

Com vendas em crescimento constante nos últimos anos, há uma enorme variedade de bikes elétricas, seja de tipos, modelos, marcas ou preços.

Não se esqueça dos acessórios!

Para se deslocar com segurança no campo, na estrada ou na cidade, os acessórios de proteção e sinalização são fundamentais.

Escolha um bom capacete e esteja sempre com um cadeado de qualidade. Ah! E você precisa também das luzes refletoras (elas são obrigatórias e ajudam na visualização da bike por outros veículos, especialmente à noite).

Outra que não pode faltar é a buzina (ou campainha), que também faz parte do pacote obrigatório. E, caso queira, também pode investir em luvas, sapatilhas e óculos especiais de ciclismo.

Uma proteção extra também pode ser uma boa pedida.

O seguro de bikes está em crescimento no Brasil e no mundo. Atualmente, são mais de 100 mil bicicletas seguradas no Brasil. Ter um seguro oferece muito mais que uma garantia em caso de roubo ou furto qualificado, já que grande parte dos acionamentos de sinistros de bike ocorre por quedas acidentais. Aqui neste post você pode saber tudo sobre o seguro de bikes.

Ainda ficou em dúvida sobre qual bike escolher? Fale com a gente! O Clube Santuu oferece o serviço gratuito de Concierge do Pedal. Você consulta nossos especialistas e pode finalmente comprar, com certeza e tranquilidade, a bike dos seus sonhos. Acesse o nosso Canal de Atendimento ao Ciclista aqui.

Ótimas pedaladas!

Crédito da imagem: Imagem de mdjaff no Freepik

Compartilhe!