benefícios da bike para saúde

Benefícios da bike para sua saúde e bem-estar

Rodrigo Del Claro

Pedalar é um exercício completo. Faz bem para a mente, para o meio ambiente e para a saúde.

Um estudo escocês publicado no BMJ Public Health comprova cientificamente o que todos nós, ciclistas, já sabíamos na prática: andar de bicicleta com regularidade melhora o bem-estar geral e reduz o risco de diversas doenças, entre elas o câncer.

O que a ciência nos diz basicamente é o seguinte: se você quer manter a sua saúde em dia, pedalar pode ser uma excelente opção. Além de ser um esporte com pouco impacto no corpo – que pode ser praticado por horas a fio com pequena chance de lesões -, ele também funciona como lazer e meio de locomoção.

Benefícios da bike para sua saúde:

1 – Menor risco de doenças graves

Você costuma ir para o trabalho pedalando todos os dias? Esse hábito simples ajuda a reduzir consideravelmente o risco de desenvolver diversas doenças. É o que mostra um estudo publicado pelo BMJ Public Health.

De acordo com a pesquisa, os ciclistas têm 24% menos chances de ter doenças cardíacas. Em relação ao câncer, os índices são ainda melhores: 45% menos possibilidade de desenvolverem a doença e 40% menos chances de morrerem em decorrência da doença. Além disso, quem anda de bicicleta regularmente tem 20% menos propensão a usar remédios para saúde mental.

2 – Ajuda com perda de peso e aumento da força muscular

O ciclismo é um exercício aeróbico. Isso significa que pedalar pode ajudar a emagrecer de maneira saudável – desde que a prática esteja aliada a uma boa alimentação, é claro!

A queima calórica durante a pedalada é proporcional ao peso da pessoa. Um exemplo: pedalando a 20 km/h por 30 minutos, uma pessoa de 57 kg tende a perder, em média, 240 kcal; já uma pessoa de 84 kg pode perder 336 kcal, no mesmo período de tempo.

Outro benefício do ciclismo é o aumento da massa muscular, principalmente nos membros inferiores. Os movimentos repetitivos ajudam a tonificar os músculos.

3 – Menos ansiedade e melhora do humor

Andar de bicicleta ainda libera endorfina, hormônio que promove as sensações de bem-estar e felicidade. Por isso, quem pedala com regularidade tem melhoras consideráveis no humor, o que contribui também para a redução do estresse.

Além disso, a prática do ciclismo está associada a uma melhora na qualidade do sono.

4 – Aumento da imunidade

Pedalar regularmente também aumenta a imunidade do organismo. O sistema imunológico mais fortalecido pela atividade física reduz a possibilidade do desenvolvimento de gripes e resfriados, por exemplo.

Outro benefício direto é o aumento da energia e da resistência física. Quanto mais você pedala, mais resistente fica.

5 – Controle da diabetes e redução do colesterol

Para quem sofre de diabetes, o ciclismo é um aliado poderoso. Um estudo publicado em 2021 demonstrou que andar de bicicleta reduz em 24% o risco de morte pela doença. Isso porque o exercício físico melhora a sensibilidade do corpo em relação à insulina, diminuindo riscos cardiovasculares para pacientes do tipo 2.

A redução do colesterol é outro benefício importante para quem pedala. Por conta do aumento do fluxo sanguíneo, há uma maior concentração do HDL, o chamado “colesterol bom”. Por consequência, o LDL, o “colesterol ruim”, diminui.

Pedalar faz bem para você e para o mundo!

O ciclismo não faz bem apenas para a saúde. Ele ajuda a melhorar a socialização.
Acredite em quem tem experiência no assunto: não é difícil fazer novas amizades em grupos de pedal e mesmo quando você roda sozinho.

Outro ponto tão importante são os benefícios ao meio ambiente. Mais bikes significam menos carros e menos poluição.

Andar de bike só traz coisa boa! Bora pedalar?

Crédito da imagem: Imagem de freepik

Compartilhe!